sexta-feira, 7 de setembro de 2012

The Document Foundation junta-se ao consórcio OASIS

LibreOffice Conference em Berlim sediará ODF Plugfest


Berlim - The Document Foundation, a casa do LibreOffice, entrou para a Organisation for the Advancement of Standards in Information Society - OASIS (Organização para o Avanço de Padrões na Sociedade da Informação). O consórcio para o desenvolvimento de padrões internacionais é líder em muitos dos principais padrões digitais, e um dos nomes mais respeitados no campo de padronização.

A Document Foundation focará primariamente nos Comitês Técnicos ODF, para representar a maior comunidade independente de software livre focada no desenvolvimento e na promoção da “melhor suite de escritório livre” baseada no padrão ODF (Open Document Format). LibreOffice está disponível em mais de 100 idiomas, mais do dobro do que qualquer outro software semelhante e é, portanto, o mais sofisticado, rico e completo recuso para implementação de ODF, difundido no mundo.

"Padrões Abertos criam um novo campo para os conteúdos digitais, e torna a inovação acessível", explica Charles-H. Schulz, um dos membros do Conselho de Administração da The Document Foundation e ex-diretor do OASIS. "A decisão da The Document Foundation em participar do consórcio OASIS fortalece todo o ecossistema ODF com a adição da maior comunidade independente de software livre que é focada em produtividade pessoal e suítes de escritório, capaz de atingir mais de 95% da população do mundo, com a mais acessivel implementação de ODF".

"A Document Foundation sempre foi comprometida com padrões abertos, que é um dos princípios fundamentais do projeto", diz Olivier Hallot, um voluntário independente e membro do Conselho de Administração da TDF. "Apesar do projeto já ser representado na OASIS através de vários membros corporativos e individuais, o Conselho de Administração decidiu intervir para dar voz aos usuários finais e reduzir a influência dos interesses corporativos sobre o futuro do Open Document Format".

A Document Foundation vai organizar a 2a. LibreOffice Conference em Berlim, em meados de Outubro. O evento de três dias, que é totalmente gratuito, vai incluir um ODF Plugfest, que é um evento de interoperabilidade que reunirá especialistas em Open Document Format em toda a indústria, independente do fornecedor. (http://conference.libreoffice.org).

Doações estão ajudando a Document Foundation a entregar um software livre melhor e a permanecer independente de interesses corporativos: http://donate.libreoffice.org.



Sobre a Document Foundation (TDF)

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em março de 2012, a TDF tem 140 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contatos para mídia

Eliane Domingos de Sousa (based in Rio de Janeiro, Brazil, UTC-3) E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org - Skype: elianedomingos

Florian Effenberger (based near Munich, Germany, UTC+1) E-mail: floeff@documentfoundation.org - Skype: floeff

Charles H. Schulz (based in Paris, France, UTC+1) E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org

Italo Vignoli (based in Milan, Italy, UTC+1)E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org - Skype: italovignoli GTalk: italo.vignoli@gmail.com
Fonte: http://blog.documentfoundation.org/2012/09/04/the-document-foundation-joins-the-oasis-consortium/
Tradução voluntária: David Jourdain

Nenhum comentário:

Postar um comentário