sexta-feira, 11 de maio de 2012

Novas funções do LibreOffice; Experimente e teste agora!

Sem dúvida você deve estar muito interessado nas últimas novidades do LibreOffice e das novas funções que estarão na próxima versão!

Mas aqui está sua chance de conhecer e de ajudar nossos desenvolvedores a trabalhar em todas elas.

Você pode baixar os pacotes para teste diários e instalar no seu computador. Ele será colocado ao lado da sua versão corrente do LibreOffice (ou você pode fazer uma instalação personalizada em paralelo). Veja as novas funcionalidades de sua preferência e dê um feedback. Bem simples, não é mesmo?

E se encontrar algo que mereça um reporte de erro, acesse esta página para lhe ajudar. Há também  uma lista de pessoas dispostas a ajuda-lo a ajudar! A lista e a informação geral sobre o controle de qualidade do LibreOffice estão aqui (atenção: é muita coisa!).

Bem... as novas funções e funcionalidades acrescentadas recentemente são:

  • O seletor de arquivos agora tem uma lista de marcadores, 2012-04-02, commit message / info
  • Tamanho de 16:9 (widescreen) para as apresentações, 2012-04-18, commit message / info, bug relacionado: 42986.
  • Adicionada uma caixa de seleção "Salvar fórmulas das células" ao painel de exportação CSV,  commit message / info, bug relacionado: 45664.
  • Muitas correções nas bordas das tabelas do Calc e do Writer...
  • Muitas melhorias da importação do RTF,
  • Instalar somente um idioma na instalação silenciosa no Windows, 2012-04-25, commit message / info, bug relacionado: 40481.
  • Premitir a inserção de objetos OLE em aplicações externas, 2012-04-26, commit message / info, bug relacionado: 47944.
  • Parágrafos e listas: não sobrescrever as propriedades da numeração com propriedades do parágrafo, 2012-04-26, commit message / info
  • Detecção da pasta de certificados para assinatura digital configurável, 2012-04-27, commit message / info, bug relacionado: 39825.
  • Réguas: novo projeto 2012-04-27, commit message / info
  • Limpeza dos argumentos na linha de comando, e o comportamente mudou um pouquinho, 2012-05-02, commit message / info,
  • Autoformatação em tabelas com mais informações salvas, tais como largura de colunas, margens, orientação do texto, 2012-05-03, commit message / info, bug relacionado: 31005.
  • Wiki-publisher: exportação para o media-wiki estava com defeito (precisamos de mais testes para a versão 3,5!), 2012-05-09, commit message / info, bug relacionado: 46509.
Este é o primeiro post de uma série que esperamos bem longa. Tomara que seja útil e aguardamos seu feedback, resultados e sugestões!


Fonte: http://blog.documentfoundation.org/2012/05/11/new-and-changed-functions-you-can-experience-and-test-them-now/

Tradução voluntária: Olivier Hallot

4 comentários:

  1. Que bom! Acho que minimizando a distância usuário-desenvolvedor será possível um rápido aumento da qualidade do LibreOffice. A tradução para o português é essencial!

    ResponderExcluir
  2. Essa pode ser uma pergunta repetida, adoro o Libre Office e sou adepto do uso dele desde o Open Office a mais de 4 anos. Há planos para mudanças na interface? Está a Cytrus nos planos futuros dos desenvolvedores?

    ResponderExcluir
  3. Olá Diego. Há planos para o futuro. A prioridade nesse momento é implementação de novos recursos, correção de bugs, LibreOffice na nuvem e LibreOffice para tablet. Há muito trabalho pela frente. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pessoal. Descobri um bug no LibreOffice e verifiquei que outras pessoas também o identificaram. Alguém conhece algum dos desenvolvedores que poderia verificar o bug abaixo relatado mais de uma vez? Meus comentários devem estar no final com o texto em inglês e português:

    LibreOffice is unable to manage paths with accentuated characters
    https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=45063

    FILESAVE Save/Save As dialogs use last save folder (not original) with non-ascii path
    https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=37814

    FILEOPEN FILESAVE don't accept non-ascii paths
    https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=37917

    ResponderExcluir