quinta-feira, 15 de março de 2012

LibreOffice 3.5.1: mais seguro e mais estável

Berlim, 15 de Março de 2012. A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5.1, a segunda versão da família 3.5, destinado a usuários individuais e empresariais. O LibreOffice 3.5.1 conserta a maioria dos bugs mais importantes identificados pelos usuários e se torna atrativo para a maioria das empresas.

A TDF recomenda que as grandes organizações instalem o LibreOffice com a assistência de um parceiro de suporte, que poderá avaliar requerimentos específicos, ajudar a gerenciar a migração e implementar consertos para problemas identificados. Adquirir serviços de suporte ao LibreOffice de um parceiro da TDF é uma forma indireta de contribuir financeiramente no projeto, investir no desenvolvimento do software, melhorar a estabilidade e acelerar seu crescimento.

“Nos últimos meses, o número de hackers da TDF ultrapassou o piso dos 400 desenvolvedores, com a ampla maioria de voluntários independentes e muitas companhias financiando desenvolvedores em tempo integral. De qualquer forma, o projeto é independente, já que nenhuma das empresas emprega mais de 7% dos desenvolvedores“ afirma Ítalo Vignoli, membro do Conselho Diretor. “Desde setembro de 2010, uma média mensal de 20 novos hackers participam do projeto, atraídos pela licença copyleft, a ausência da cessão de copyright e uma ambiente acolhedor”



O LibreOffice 3.5.1 está disponível para download imediato em Português do Brasil no link abaixo

http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja-o-libreoffice-em-portugues-do-brasil

Os registros de mudanças são
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.1/RC1 e http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.1/RC2.

Link para o blog The Document Foundation blog: http://tinyurl.com/c4tdc6k

Sobre The Document Foundation (TDF)

A The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com para suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em fevereiro de 2012, a TDF tem 146 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contatos para mídia

Florian Effenberger (based near Munich, Germany, UTC+1)
E-mail: floeff@documentfoundation.org - Skype: floeff

Charles H. Schulz (based in Paris, France, UTC+1)
E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org

Eliane Domingos de Sousa (based in Rio de Janeiro, Brazil, UTC-3)
E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org - Skype: elianedomingos

Italo Vignoli (based in Milan, Italy, UTC+1)
E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org - Skype: italovignoli
GTalk: italo.vignoli@gmail.com

Outros detalhes de contatos: http://www.documentfoundation.org/contact/

Tradução voluntária: Olivier Hallot

6 comentários:

  1. Jóia! Estava mesmo esperando um update! Tinha um monte de pequenos ajustes necessários!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Esperando mais recursos no Impress.

    ResponderExcluir
  3. Instalei mas os problemas que detectei na versão anterior continuam: templates do impress, não registra dos "documentos recentes". Não consegui instalar totalmente os arquivos em português: a interface está em pt_br, mas os menus dos programas em inglês (muito esqusito). Está funcionando a meia bomba, com alguns crash de vez em quando. Mas estamos pela causa. Espero que melhore com o passar dos dias, ou os companheiros tenham dicas de soluções.
    Mário SErra

    ResponderExcluir
  4. Olá Mário

    Se voce utiliza a versão para Windows, olhe esta dica aqui: http://tinyurl.com/7m5lpjp

    Se voce utiliza o Linux, o procedimento é parecido:

    1) feche completamente o LibreOffice 3.5
    2) Renomeie a pasta oculta $HOME/.libreoffice para um nome qualquer
    3) Apague a pasta oculta $HOME/.config/libreoffice
    4) inicie o LibreOffice 3.5

    A principio, o LibreOffice deve ter aparecido como se fosse sua primeira utilização, sem nehmuma personalização e sem o problema reportado.

    Caso você tenha dados personalizados, voce pode copiar um a um os arquivos da pasta para a pasta renomeada em 1) para a atual pasta em 3)

    Boa sorte e avise se houver mais dúvidas

    Olivier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando... (Fui um tanto rápido)

      A mistura de vários idiomas parace ser uma instalação irregular. Supondo se tratar do Windows, recomendo desinstalar completamente o Libreoffice anterior e instalar o novo. Se quizer uma instalação "zerada", siga os passos da minha resposta acima.

      Olivier

      Excluir
  5. Embora ainda tenha alguns bugs o libreoffice 3.5, deu um grande passo em setores importantes, a evolução por exemplo do filtro de importação do formato microsoft office 2010, foi surpreendente, além da nova formatação de pagina do writer, com esta atualização para a versão 3.5.1, com certeza muitos destes bugs serão solucionados e posso afirmar que está é a melhor suite office aberta que já utilizei até o momento, resta para as próximas versões uma atualização de interface, acho que a equipe de design dos colaboradores, como a canonical desenvolvedora do ubuntu podem colaborar nisso, até com interesse próprio de ter uma suite com interface atual no ubuntu.

    ResponderExcluir