quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Pela comunidade e para a comunidade: A TDF terá a sede da sua fundação comunitária em Berlim, Alemanha.



Abertura, meritocracia e transparência fincadas nos pilares de uma entidade duradoura.

O modelo de desenvolvimento neutro proverá a melhor suíte office livre.

Berlim, 1º de fevereiro de 2012. A The Document Foundation (TDF) anuncia hoje que sua entidade comunitária será sediada na cidade de Berlim, na forma legal de uma “Stiftung” alemã (fundação sem fins lucrativos). Este tipo de estrutura é reconhecida mundialmente por sua estabilidade jurídica, segurança e longo prazo, para prover o marco ideal para o crescimento contínuo da comunidade e de seu software.

Pela primeira vez em 12 anos, o desenvolvimento da suíte livre de escritório finalmente ocorrerá dentro de uma entidade que não somente é perfeita no cumprimento dos valores e ideais da comunidade mundial, mas também é a própria comunidade que a conduzirá. A futura sede da melhor suíte office livre será construída e moldada por todos aqueles que decidirem participar e tornarem-se membros. E o melhor é que todos estão convidados a dela fazerem parte, para reforçar o ecosistema da suíte office livre”, afirmou Florian Effenberger, Presidente do Conselho Diretor da TDF.

Charles Schultz, um dos fundadores e membro do Conselho Diretor, acrescenta: ”Berlim é o ícone da reunificação e da unidade, e desta forma é a sede ideal de nossa comunidade global, reunida em torno do objetivo de criar a melhor suite office livre já desenvolvida. Esperamos estarmos legalmente estabelecidos nas próximas semanas, assim que os últimos detalhes das formalidades sejam resolvidos”.

Depois de meses de trabalho em estreita colaboração com as autoridades, pudemos manter o espírito dos estatutos da comunidade, e incorporá-los na forma da lei, garantindo as promessas que a TDF fez em seu manifesto”, afirmou Michael (Mike) Schinagl, advogado sediado em Berlim e contribuidor de vários projetos de software livre que se encarregou de cuidar dos aspectos legais da criação da fundação desde o início.

Além disso, a TDF discute atualmente em público os meios para que entidades locais participem, e entidades operacionais estão sendo criadas para executar projetos especiais.

A fundadora da “Stiftung” será a associação sem fins lucrativos alemã Freies Office Deutschland e.V., anteriormente conhecida por OpenOffice.org Deutschland e.V., que atuou como entidade jurídica interina. “Congratulamos a comunidade por ter conseguido este marco crucial, e estamos orgulhosos de termos desempenhado um papel fundamental na preparação para a criação da The Document Foundation. Nossa associação deseja trabalhar estreitamente com a nova entidade e atuar como canal para usuários privados e empresas”, afirmou Thomas Krumbein, Presidente do Conselho Diretor da Freies Office Deutschland e.V.

O website da TDF está em http://www.documentfoundation.org
A melhor suite office livre tem seu website em http://pt-br.libreoffice.org
A Freies Office Deutschland e.V. Hospeda sua página alemã em http://www.frodev.org

O projeto LibreOffice agradece antecipadamente as doações em : http://www.libreoffice.org/get-involved/donate

Nota para editores: Uma “Stiftung” é uma fundação alemã estabelecida com doações e supervisionada pelas autoridades. Mais detalhes em http://en.wikipedia.org/wiki/Foundation_%28non-profit%29#Germany

Sobre a The Document Foundation (TDF)
A The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com para suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em 30 de setembro de 2011, a TDF tem 136 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.
Contatos para Mídia
Florian Effenberger (based near Munich, Germany, UTC+1)
Phone: +49 8341 99660880 - Mobile: +49 151 14424108
E-mail:
floeff@documentfoundation.org - Skype: floeff

Olivier Hallot (based in Rio de Janeiro, Brazil, UTC-3)
Mobile: +55 21 88228812 - E-mail:
olivier.hallot@documentfoundation.org
 
Charles H. Schulz (based in Paris, France, UTC+1)
Mobile: +33 6 98655424 - E-mail:
charles.schulz@documentfoundation.org
 
Italo Vignoli (based in Milan, Italy, UTC+1)
SIP Phone: +39 02 320621813 - Mobile: +39 348 5653829
E-mail:
italo.vignoli@documentfoundation.org - Skype: italovignoli
GTalk: italo.vignoli@gmail.com

Fonte: http://blog.documentfoundation.org/2012/02/01/berlin/

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Nenhum comentário:

Postar um comentário